Os alimentos denominados funcionais, estão tendo maior procura a cada dia. Além de fornecerem os nutrientes que são necessários para o bom funcionamento do nosso organismo.
Assim, esses nutrientes possuem características que promovem saúde, o que reduz riscos de doenças, enfatizando as crônicas, que são comuns em todo o mundo, como o câncer, obesidade, hipertensão arterial entre outras.
Há tempos a ciência tomou outro rumo, onde a nutrição e a medicina demonstra o surgimento de alimentos funcionais. Funcionalidade é a propriedade que esses alimentos possuem de diferente, pois vai além de fornecer os nutrientes necessários ao nosso organismo.
A procura e consumo desse tipo de alimento aumenta a cada dia, como consequência de pessoas que buscam por melhores hábitos alimentares e melhor saúde.
Apesar das pesquisas, existem alimentos que não foram comprovados cientificamente. Afinal, é uma imensa gama de alimentos existentes e o processo de pesquisa para saber seus efeitos, que não é tão fácil e rápido como parece.
A má alimentação é um fator de risco que age diretamente no desenvolvimento de doenças, e com as crônicas não seria diferente. Esse é um problema mundial, já que todos os países apresentam casos de doenças crônicas ligadas a dieta baseada em má alimentação.
Abordaremos aqui, alguns alimentos funcionais
Fibra Alimentar
A conhecida fibra alimentar é a parte de plantas que é usada para consumo. É resistente a digestão humana e à absorção no intestino grosso. Ela inclui, polissacarídeos, oligossacarídeos, lignina e substâncias que estão ligadas a plantas.
A fibra facilita a evacuação, controla/diminui o colesterol e a glicose na corrente sanguínea. Assim a fibra alimentar atua também:
– Redução e níveis de colesterol
– Auxilia na menos absorção de gorduras
– Melhora o funcionamento do intestino
Quais são as principais fontes de fibras?
– Grãos: aveia, cevada e centeio
– Frutas: maçã, limão e laranja
– Vegetais e legumes
Prebióticos e probióticos
Atualmente são esses os aditivos alimentares que compõem os alimentos funcionais e estão geralmente presentes em produtos como iogurtes naturais. Os prebióticos não são digeríveis, e estimulam diretamente a atividade de bactérias normais do intestino grosso.
Assim, são microrganismos vivos, em quantidades adequadas, e os benefícios incluem efeitos imunológicos melhorados o que aumenta a resistência contra possíveis patologias.