in

Caminhar E Pedalar – Exercícios Que Trazem Benefícios Para Saúde

A falta de exercícios físicos na rotina de alguém, conhecido também como sedentarismo, contribui diretamente para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como arteriosclerose e a hipertensão arterial.

Publicidade

Ter uma rotina de praticar de exercícios como caminhada e andar de bicicleta, tem se destacado quando o assunto é ter um efeito preventivo para problemas cardiovasculares.

Caminhar é uma das mais naturais atividades físicas, já que realizamos isso frequentemente em nosso dia a dia. Não é preciso equipamentos, e nem é cheio de técnicas. Um método simples, facilmente controlável que pode ser praticado sem restrições.

Segundo cardiologistas, a caminhada é considerada um exercício aeróbico e de resistência. Assim, esses exercícios promovem enormes benefícios ao sistema cardiovascular.

Benefícios

Caminhar pode trazer efeitos benéficos a saúde. Tais efeitos podem ser percebidos em uma melhora significativa em problemas cardíacos, além de ter resultados positivos na perca de peso. Exercícios aeróbicos como caminhar e pedalar, ajudam na queima de gordura corporal.

Publicidade

Dentre os benefícios para saúde, caminhar pode melhorar a capacidade respiratória e também diminuir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue. Além de resultados físicos, ter uma rotina de exercícios pode promover a redução da ansiedade e depressão.

Assim como qualquer exercício, é preciso que seja acompanhado por um profissional especializado. Assim, o exercício será específico para o que cada pessoa precisa e deseja como resultado. Dessa forma, serão levados em consideração sexo, idade, peso e objetivo. Logo, o resultado de maior chance de ser satisfatório.

Além de informações que dizem respeito diretamente sobre o perfil do paciente, em uma avaliação, são levadas em consideração fatores diretamente ligados a condição de vida que essa pessoa possui, o estilo de alimentação adequada para alcançar o objetivo.

Em resumo, é de extrema importância que antes de começar a praticar atividade física, seja feita uma avaliação com um cardiologista.

Precauções

Como dito anteriormente, é extremamente importante que antes de se iniciar algum tipo de exercício físico, seja feito uma avaliação com um cardiologista, e realize os exames necessários.

Publicidade

Na hora da prática, a escolha do tênis (precisa ser confortável e flexível) é a garantia de conseguir um bom desempenho nos exercícios, um lugar apropriado, evitar ladeiras e solos com muitas irregularidades.

Qualquer peça que esteja em contato com o praticante precisa trazer o máximo de conforto possível para melhor desempenho das atividades. Assim, além do tênis adequado, é importante que as roupas sejam confortáveis, leves e flexíveis. Tecidos como Jeans não são recomendados, nem roupas quentes, apertadas ou que impeçam a realização dos movimentos.

Ao final dos exercícios, o praticante deve ter minutos de relaxamento e manter a respiração de maneira leve, assim permite a recuperação e retorno ao estado inicial, em repouso.

Pedalar

Como citado ainda nesse artigo, pedalar é assim como caminhar, um exercício aeróbico. Assim, trazem diversos benefícios para a saúde física e psicológica. Dentre os benefícios desse exercício, pedalar exclui o contato com o solo. Sem esse impacto, as articulações e ligamentos são preservados.

Por ser um exercício aeróbico, os benefícios causados pela prática, no geral, são os mesmos. Além desses pedalar favorece no fortalecimento dos músculos da perna, melhora a circulação do sangue e ainda auxilia e acelera a queima de gordura.

Dicas para pedalar da melhor maneira

Antes de se iniciar qualquer tipo de atividade física, é recomendado que seja feito um acompanhamento com um médico cardiologista.

O melhor é que se comece pedalando pouco. Assim, pedalar de 15 a 20 minutos, com uma frequência de 3 vezes por semana é ideal. Aos poucos, de acordo com a resistência de cada um, o tempo e a frequência da prática de exercícios podem ser maiores.

– Usar um tênis confortável, roupas leves e flexíveis

– Manter uma postura durante o exercício

– Regular o banco na altura correspondente a distância das pernas

Riscos

Pedalar não mostra riscos. É preciso ter cuidado para que não aconteça quedas e se realizar o exercício onde existe movimento de carros ou até de pedestres, precisa ser sempre cauteloso ao virar para que não cause acidentes.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem pessoas correndo ao por do sol

Benefícios da Atividade Física Para Saúde

Imagem medico observando os exames

Check-Up – Qual A Importância?