in

Casos de coronavírus atualizados no Brasil e no mundo

A atual epidemia causada pelo novo coronavírus tem deixado mortos e casos de pessoas infectadas em países de todo o mundo. Hoje, o Brasil registra mais de 7 mil casos do novo coronavírus confirmados e quase 300 mortes. Veja aqui a atualização dos casos, hoje sexta-feira(03), no país e ao redor do mundo.

Publicidade

Em mapas de atualização em tempo real mostram que o registro mundial chega a 1.038.117 casos confirmados de casos. Entre país de todo o mundo, foram registrados também 55.006 mortes por conta do novo coronavírus. Essa, então, foi a última atualização de confirmações de casos até o momento, às 12h de hoje.

A epidemia superou hoje, sexta-feira (03), a marca de mais de 1 milhão de casos confirmados de infecção do novo coronavírus. Apesar de muitos países possuírem o registro de casos, alguns como Estados Unidos, França e Itália.

Casos no Brasil até o momento – sexta-feira, (03)

De acordo com informações do Ministério da Saúde, foram confirmados no país 7.910 casos confirmados e 299 mortes por conta do novo coronavírus, que tem causado a doença COVID-19. Os boletins registrados divulgaram que número de casos aumentou de maneira significativa em um período de 24 horas.

O número de mortes no país, então, apresentou novos 58 casos em apenas um dia, que somando totalizam em 299 casos de mortes por COVID-19 no Brasil.

Publicidade
  • 299 casos confirmados de morte no país
    • A maior parte (cerca de 90%) dos casos são de pessoas acima de 60 anos ou que já apresentavam problemas de saúde como diabetes e hipertensão.
    • A taxa de letalidade antes apresentada como 3,5%, subiu para 3,8%.

Estamos aumentando e automatizando os testes. Isso gera uma capacidade maior de resultados. Nós vamos pegar tudo o que está parado. Vamos chegar em um teste quase em tempo real.” Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta

Estados brasileiros em situação preocupante (acima de 300 casos confirmados de coronavírus)

  • São Paulo: são registrados no estado de São Paulo, até o momento, 3.506 casos confirmados de infecção e 188 mortes. Os registros equilavem a 44% dos casos confirmados em todo o país.
  • Rio de Janeiro. até o momento, o número de pessoas infectadas chega a 992 casos confirmados de coronavírus e 42 mortes.
  • Ceará: são 550 casos confirmados até agora, e 21 mortes.
  • Distrito Federal: o distrito do país apresenta registros de 370 casos confirmados e 4 mortes.
  • Minas Gerais: também foram registrados 370 casos e 4 óbtidos confirmados, e 55 estão em investigação.
  • Rio Grande do Sul: 396 casos foram confirmados como infecção do novo coronavírus e 5 mortes.

OMS reforça sobre a necessidade de manter o isolamento social

Foi alertado novamente através do diretor da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, sobre a necessidade e importância do isolamento social nesse momento. Então, não se manter nessas condições pode causar impactos no sistema de saúde dos paises e por isso consequências econômicas ainda mais graves. Porém, reconhece que esse isolamento e paralisação pode e traz dificuldades e problemas financeiros/econômicos aos países.

“Trata-se de uma crise sem precedentes que exige medidas sem precedentes.”

Assim, reforça a necessidade de transferência e ampliação da renda que será transferida à população, para que um apoio financeiro seja providenciado o quanto antes.

É o momento para a população utilizar máscaras para se proteger?

De acordo com recomendações no país, o Ministério da Saúde, determinou o uso de máscara apenas para profissionais que atuam na linha de frente contra o novo coronavírus. Assim, profissionais da saúde ou que estejam trabalhando de maneira a arriscar-se, é necessário a utilização de máscaras para diminuir os riscos de infecção transmissão do vírus.

Publicidade

Casos do novo coronavírus – recomendações para gestantes

Recomendações foram divulgadas pela SOGESP, Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo, para que gestantes possam agir da melhor maneira nesse momento. Assim, é dito que deve-se adotar as medidas preventivas divulgadas pelo Ministério da Saúde. O isolamento social e higienização adequada, então, devem ser seguidos.

No entanto, gestantes possuem a necessidade de uma atenção da saúde, para realização de exames, por exemplo. Sobre os exames pré-natal, por exemplo, deve-se solicitar por atendimento especial no laboratório que será feito. É orientado, então, que antes de realizar o exame, o laboratório seja avisado sobre a atual situação para atender em condições emergenciais especiais. Serão mantidos, também, o calendário de vacinas para a mãe e filho, mantendo os cuidados possíveis, principalmente em visitas a postos de saúde e hospitais.

Sintomas, transmissão e prevenção

Sabe-se que esse vírus é uma nova variação da família coronavírus. Mas, ainda não certificado como ele chegou até a população, apesar de teorias. Esse vírus, então, é o responsável pela atual epidemia que o mundo enfrenta. A doença (COVID-19) tem deixado infectados e mortos ao redor de todo o mundo.

Casos considerados como leves podem apresentar os seguintes sintomas:

  • Tosse
  • Febre
  • Dificuldade para respirar

Quando o paciente se encontra em situação mais grave, pode-se apresentar:

  • Febre alta
  • Insuficiência respiratória, falta de ar
  • Insuficiência Renal
  • Choque séptico

Os sintomas pode variar de acordo com cada pessoa. Todos estão vulneráveis a serem contaminados. Mesmo que a tava de mortalidade seja mais baixa para pessoas jovens e saudáveis, não é nula. O grupo de maior risco, no entanto, são idosos acima de 60 anos, pessoas com problemas de saúde como diabetes, hipertensão ou fumantes e também pessoas diagnosticados com algum tipo de doença respiratória.

A transmissão acontece através do contato físico com pessoas infectadas ou superfícies que estejam com o vírus. Os canais de acesso para a entrada do vírus em nosso organismo são olhos, nariz e boca.

Então , é preciso, então, manter-se em isolamento social, evitar ao máximo aglomeração ou contato com outras pessoas e higienizar as mãos com água, sabão e álcool em gel frequentemente. Além disso, é importante higienizar os produtos que chegam de fora, até mesmo de mercados locais, antes de levar para dentro de casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cartão americanas.com, bandeira mastercard.

Americanas.com – Conheça o Cartão de Loja Com Mais Limite

Imagem aplicativo oficial para solicitar auxílio emergencial.

Auxílio Emergencial – solicitação através do aplicativo ou site