Casos de coronavírus atualizados no Brasil e no mundo
A atual epidemia causada pelo novo coronavírus tem deixado mortos e casos de pessoas infectadas em países de todo o mundo. Hoje, o Brasil registra mais de 7 mil casos do novo coronavírus confirmados e quase 300 mortes. Veja aqui a atualização dos casos, hoje sexta-feira(03), no país e ao redor do mundo.
Em mapas de atualização em tempo real mostram que o registro mundial chega a 1.038.117 casos confirmados de casos. Entre país de todo o mundo, foram registrados também 55.006 mortes por conta do novo coronavírus. Essa, então, foi a última atualização de confirmações de casos até o momento, às 12h de hoje.
A epidemia superou hoje, sexta-feira (03), a marca de mais de 1 milhão de casos confirmados de infecção do novo coronavírus. Apesar de muitos países possuírem o registro de casos, alguns como Estados Unidos, França e Itália.

Casos no Brasil até o momento – sexta-feira, (03)
De acordo com informações do Ministério da Saúde, foram confirmados no país 7.910 casos confirmados e 299 mortes por conta do novo coronavírus, que tem causado a doença COVID-19. Os boletins registrados divulgaram que número de casos aumentou de maneira significativa em um período de 24 horas.
O número de mortes no país, então, apresentou novos 58 casos em apenas um dia, que somando totalizam em 299 casos de mortes por COVID-19 no Brasil.
- 299 casos confirmados de morte no país
- A maior parte (cerca de 90%) dos casos são de pessoas acima de 60 anos ou que já apresentavam problemas de saúde como diabetes e hipertensão.
- A taxa de letalidade antes apresentada como 3,5%, subiu para 3,8%.
“Estamos aumentando e automatizando os testes. Isso gera uma capacidade maior de resultados. Nós vamos pegar tudo o que está parado. Vamos chegar em um teste quase em tempo real.” Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta
Estados brasileiros em situação preocupante (acima de 300 casos confirmados de coronavírus)
- São Paulo: são registrados no estado de São Paulo, até o momento, 3.506 casos confirmados de infecção e 188 mortes. Os registros equilavem a 44% dos casos confirmados em todo o país.
- Rio de Janeiro. até o momento, o número de pessoas infectadas chega a 992 casos confirmados de coronavírus e 42 mortes.
- Ceará: são 550 casos confirmados até agora, e 21 mortes.
- Distrito Federal: o distrito do país apresenta registros de 370 casos confirmados e 4 mortes.
- Rio Grande do Sul: 396 casos foram confirmados como infecção do novo coronavírus e 5 mortes.
OMS reforça sobre a necessidade de manter o isolamento social
Foi alertado novamente através do diretor da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, sobre a necessidade e importância do isolamento social nesse momento. Então, não se manter nessas condições pode causar impactos no sistema de saúde dos paises e por isso consequências econômicas ainda mais graves. Porém, reconhece que esse isolamento e paralisação pode e traz dificuldades e problemas financeiros/econômicos aos países.
“Trata-se de uma crise sem precedentes que exige medidas sem precedentes.”
É o momento para a população utilizar máscaras para se proteger?
De acordo com recomendações no país, o Ministério da Saúde, determinou o uso de máscara apenas para profissionais que atuam na linha de frente contra o novo coronavírus. Assim, profissionais da saúde ou que estejam trabalhando de maneira a arriscar-se, é necessário a utilização de máscaras para diminuir os riscos de infecção transmissão do vírus.
Casos do novo coronavírus – recomendações para gestantes
No entanto, gestantes possuem a necessidade de uma atenção da saúde, para realização de exames, por exemplo. Sobre os exames pré-natal, por exemplo, deve-se solicitar por atendimento especial no laboratório que será feito.
Sintomas, transmissão e prevenção
Sabe-se que esse vírus é uma nova variação da família coronavírus. Mas, ainda não certificado como ele chegou até a população, apesar de teorias. Esse vírus, então, é o responsável pela atual epidemia que o mundo enfrenta. A doença (COVID-19) tem deixado infectados e mortos ao redor de todo o mundo.
Casos considerados como leves podem apresentar os seguintes sintomas:
- Tosse
- Febre
- Dificuldade para respirar
Quando o paciente se encontra em situação mais grave, pode-se apresentar:
- Febre alta
- Insuficiência respiratória, falta de ar
- Insuficiência Renal
- Choque séptico
Os sintomas pode variar de acordo com cada pessoa. Todos estão vulneráveis a serem contaminados. Mesmo que a tava de mortalidade seja mais baixa para pessoas jovens e saudáveis, não é nula. O grupo de maior risco, no entanto, são idosos acima de 60 anos, pessoas com problemas de saúde como diabetes, hipertensão ou fumantes e também pessoas diagnosticados com algum tipo de doença respiratória.
Assim, a transmissão acontece através do contato físico com pessoas infectadas ou superfícies que estejam com o vírus. Os canais de acesso para a entrada do vírus em nosso organismo são olhos, nariz e boca.
Então , é preciso, então, manter-se em isolamento social, evitar ao máximo aglomeração ou contato com outras pessoas e higienizar as mãos com água, sabão e álcool em gel frequentemente. Além disso, é importante higienizar os produtos que chegam de fora, até mesmo de mercados locais, antes de levar para dentro de casa.