in

Gripe x Resfriado – Cuide-se!

Gripe e Resfriado

O resfriado, em geral, é classificado sendo menos agressivo do que a gripe. Assim, o resfriado toma forma de maneira mais lenta, e os sintomas vão aparecendo sutilmente. São esses sintomas tosses, dores no corpo e possível cansaço leve. Coriza e dores de garganta podem ser comuns.

Publicidade

Já a gripe, vem de maneira mais agressiva ao organismo da pessoa. Tal que, provoca febre alta, dores musculares e mal-estar em geral.

Diagnostico

Mesmo que a pessoa tenha esses sintomas, é recomendado que se procure um médico, para melhor avaliação dos sintomas.

De acordo com médicos, cerca de 15% da população é atingida pelo vírus Influenza, anualmente.

Quando a identificação do Influenza quando feita no início, favorece na administração dos medicamentos antivirais. Esses, são diferentes dos conhecidos antigripais, que tratam apenas os sintomas. Os antivirais agem diretamente no vírus, “parando” a gripe.

Publicidade

Sobre o Vírus Influenza

O vírus influenza, como é conhecido, é o agente causador da gripe. Sendo classificado em três tipo: A, B e C. Os tipos A e B podem causar doenças respiratórias e o último é o mais “leve”.

Apesar de toda tecnologia disposta a nosso favor em prol da saúde, a gripe poderá demorar a conhecer um método eficaz para seu combate. Isso porque, o vírus tem uma característica de mutação, que o permite se modificar na reprodução, para fugir dos medicamentos utilizados contra ele.

Nova Arma contra Gripe

Foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o medicamento Tamiflu (Fosfato de Oseltamivir) do laboratório Roche.

O medicamento pode ser adquirido por receituário comum, e apresenta uma fórmula contra gripe, que age diretamente contra o vírus causador.

Prevenção

Assim, existem maneiras que são comprovadas cientificamente e estas diminuem as chances de ser infectado pelo vírus influenza.

Publicidade

A primeira opção de prevenção contra a gripe é tomar uma dose anual da vacina. Dessa forma, a vacina contra gripe é disponibilizada nos postos de saúde. São reservadas priorizando gestantes, crianças e profissionais da saúde.

A vacinação contra a gripe tem por objetivo, proteger a população, priorizando os mais vulneráveis. Assim, é reduzido o impactado causado pela gripe na sociedade.

Se pronuncia a pediatra Flávia Bravo, gerente do Centro de Medicina do Viajante

“Para os grupos com imunização indicada, tomar a vacina não é apenas uma questão individual, de proteger a si próprio, mas passa também por cumprir o papel de cidadão, pois contribui para baixar a taxa de circulação do vírus em toda a comunidade”.

Existem também outros jeitos de evitar a gripe.  Segue aqui, algumas dicas:

– Lave as mãos com sabão regularmente

– Evite de passar a mão nos olhos, nariz e boca.

– Mantenha os ambientes da casa e do trabalho arejados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem homem aparentando ter gota

Gota – O que é, Sintomas e Tratamentos

Imagem ilustrando Hepatite A

Hepatite A – Saiba tudo Sobre