Gripe x Resfriado – Cuide-se!
Gripe e Resfriado
O resfriado, em geral, é classificado sendo menos agressivo do que a gripe. Assim, o resfriado toma forma de maneira mais lenta, e os sintomas vão aparecendo sutilmente. São esses sintomas tosses, dores no corpo e possível cansaço leve. Coriza e dores de garganta podem ser comuns.
Já a gripe, vem de maneira mais agressiva ao organismo da pessoa. Tal que, provoca febre alta, dores musculares e mal-estar em geral.

Diagnostico
De acordo com médicos, cerca de 15% da população é atingida pelo vírus Influenza, anualmente.
Assim, quando a identificação do Influenza quando feita no início, favorece na administração dos medicamentos antivirais. Esses, são diferentes dos conhecidos antigripais, que tratam apenas os sintomas. Os antivirais agem diretamente no vírus, “parando” a gripe.
Sobre o Vírus Influenza
O vírus influenza, como é conhecido, é o agente causador da gripe. Sendo classificado em três tipo: A, B e C. Os tipos A e B podem causar doenças respiratórias e o último é o mais “leve”.
Apesar de toda tecnologia disposta a nosso favor em prol da saúde, a gripe poderá demorar a conhecer um método eficaz para seu combate. Isso porque, o vírus tem uma característica de mutação, que o permite se modificar na reprodução, para fugir dos medicamentos utilizados contra ele.
Nova Arma contra Gripe
Foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o medicamento Tamiflu (Fosfato de Oseltamivir) do laboratório Roche.
Prevenção
A vacinação contra a gripe tem por objetivo, proteger a população, priorizando os mais vulneráveis. Assim, é reduzido o impactado causado pela gripe na sociedade.
Se pronuncia a pediatra Flávia Bravo, gerente do Centro de Medicina do Viajante
“Para os grupos com imunização indicada, tomar a vacina não é apenas uma questão individual, de proteger a si próprio, mas passa também por cumprir o papel de cidadão, pois contribui para baixar a taxa de circulação do vírus em toda a comunidade”.
Existem também outros jeitos de evitar. Segue aqui, algumas dicas:
– Lave as mãos com sabão regularmente
– Evite de passar a mão nos olhos, nariz e boca.
– Mantenha os ambientes da casa e do trabalho arejados