in

Hepatite A – Saiba tudo Sobre

O que é Hepatite A?

Publicidade

A denominada hepatite A é uma inflamação presente no fígado. Essa inflamação é causada por vírus. Na maioria dos casos, é benigno com uma cura espontânea em aproximadamente 90% dos casos.

Os casos de infecção são estimados em 138 mil no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o valor de casos anuais no mundo, é estimado em 1,4 milhão.

O tratamento para hepatite A é simples e quando seguido adequadamente é possível ter cura. Nesse artigo você saberá mais sobre a hepatite A e suas características.

Quais as Causas?

Como citado anteriormente, a doença é causada pelo vírus da hepatite A. Quando uma pessoa está infectada, elimina o vírus através das fezes, o que contamina a água. Por isso é muito importante que o saneamento básico seja adequado. Pessoas que tenham contato com a água contaminada são infectadas.

Publicidade

Além disso, a infecção pode ser causada pela falta de higiene devida após utilizar o banheiro e quando a pessoa infectada prepara alimentos sem higienizar as mãos.

Quais são os fatores de risco?

São enumerados alguns fatores que podem ser considerados de risco na contaminação da hepatite A.

– Estar em lugares que possuem altos índices de contaminação

– Não filtrar água para o consumo

– Ter o sistema imunológico falho (portadores de HIV positivo possuem um alto risco)

Publicidade

Quais o Sintomas?

Na maioria dos casos os sintomas aparecem entre 2 a 4 semanadas após a pessoa ser infectada.

Entre os sintomas, são os principais:

– Fadiga

– Náusea

– Vômito

– Febre baixa

– Desconforto abdominal

– Dor muscular no corpo todo

– Pele amarelada

Não é possível generalizar os casos, mas na maioria deles, a doença tem duração de menos de 2 meses, mas pode variar até 6 meses, e isso depende exclusivamente de cada pessoa.

Assim como o tempo de duração da doença, os sintomas também dependem de cada caso. Existe possibilidade de não ser manifestado poucos ou nenhum sintoma, assim passando despercebido.

Em qualquer caso é recomendado que se procure por orientação médica, pra melhor diagnosticar e tomar as devidas providencias em relação ao melhor tratamento e controle dos sintomas pra melhor conforto do paciente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem pessoa tomando vacina

Gripe x Resfriado – Cuide-se!

Imagem homem com dor no peito

Infarto – “Ataque do Coração”. O que é, Fatores de Risco e Mais…