in

Aprenda a Quitar Suas Dívidas e Sair do Aperto

Atualmente, o mercado financeiro está cheio de produtos, diversas opções com diversos preços. A flexibilidade de pagamento oferecida por estabelecimentos comerciais, faz com que consumidores comprem mais do que comprariam normalmente. O consumo compulsivo, portanto é a maior razão de pessoas se endividarem. Assim, comprometer a renda com cartão de crédito, por exemplo, pode endividar o consumidor. O ideal é evitar o máximo esse tipo de situação, mas é possível que aprenda maneiras que permitem quitar suas dívidas.

Publicidade

Quando as dívidas estão dentro do planejado é mais fácil quitar. Assim, o valor de uma dívida que não compromete a renda, o consumidor consegue lidar com a situação. Assim, é comum que as pessoas realizem compras e parcelam, assumindo uma dívida mensalmente. Mas, esse valor deve ser controlado, para que a renda não esteja comprometida no final do mês. Afinal, quando as dívidas, como parcelas, não são pagas na data estabelecida, há aplicação de juros. Assim, a cada a dia a dívida se torna ainda maior, dificultando que o consumidor consiga pagar.

Existem, portanto, algumas maneiras que ajudam o devedor a quitar as dívidas e assumir o controle financeiro. Entre as opções disponíveis, existem os empréstimos. Assim, é uma maneira de quitar as dívidas e ter uma condição de pagamento mais flexível. Porém, é preciso pesquisar sobre a porcentagem de juros aplicado. Mas, é possível assumir o controle financeiro a partir de atitudes que eduquem melhor o dia a dia.

Aprenda a quitar suas dívidas sabendo quais gastos são realmente necessários

Antes de qualquer coisa é importante verificar quais gastos são realmente necessários. Em momentos de aperto financeiro, é preciso se educar ao ponto de priorizar as necessidades e abrir mão de algumas coisas. Desse modo, liste seus gastos e selecione aquilo que realmente é necessário. É comum, portanto, que tenha que abrir mão de coisas que gosta, mas é necessário para retomar o controla financeiro.

Despesas como água, luz, alimentação e moradia são consideradas essenciais. Assim, veja se há possibilidade de economizar cancelando assinaturas de tv, internet e telefone por breve momento. Além disso, gastos com lazer devem ser controlados. É uma maneira de economizar dinheiro por um tempo, para sair do vermelho.

Publicidade

Ter um planejamento financeiro é importante para que se consiga se restabelecer financeiramente. Analise, portanto, o valor de sua dívida e calcule em quanto tempo ela será quitada se você pagar determinado valor. Para ter o valor suficiente, corte gastos desnecessários até conseguir sanar a dívida. Quanto mais rápido pagar, menos juros poderão ser aplicados. Assim, é uma maneira de se livrar o mais rápido possível.

Tente negociar a dívida

Uma maneira segura e provável de conseguir é a negociação da dívida. Assim, vá até a agência ou estabelecimento onde se deve, e busque por um acordo. Nesse momento é preciso ser bem sincero, tente negociar um outro valor que consiga pagar e se comprometa a cumprir. Além de negociar o valor da dívida, é indicado que se fale sobre a porcentagem de juros aplicadas, para que seja menor. Isso ajuda a conter a dívida durante o pagamento, sem que ela aumenta demais.

Dinheiro extra – aprenda a quitar suas dívidas

Muitas pessoas passam por aperto financeiro e não sabem como quitar suas dívidas. Assim, é comum que a renda não seja suficiente para pagar a dívida e manter as despesas necessárias. Desse modo, é importante se educar financeiramente e evitar gastos desnecessários. Mas, além disso é possível ganhar dinheiro extra fazendo o que gosta no tempo livre. Apesar da correria, é necessário abrir mão de alguns afazeres para que se tenha tempo de realizar alguma atividade extra rentável no seu dia a dia.

Isso porque, muitas pessoas possuem talentos que poderiam ser produtivos e até mesmo rentáveis. Um exemplo, portanto, é a venda de alimentos. Pessoas que vendem comida como sobremesas e tortas podem tirar um dinheiro extra considerável. Isso porque, apesar de qualquer crise, as pessoas sempre irão consumir esse tipo de produto. Além disso, é comum que os ingredientes utilizados fiquem super baratos, o que faz com que a revenda seja sempre lucrativa.

Economize e poupe mensalmente

Apesar de parecer impossível poupar em meio a tantas dívidas, pode ser um hábito muito produtivo. Isso porque, não é preciso poupar um alto valor mensalmente. Assim, o hábito de poupar, mesmo que o mínimo possível, é uma maneira de com o tempo, ter uma reserva financeira para emergências. Crie, portanto, o hábito de mensalmente poupar o mínimo possível, para que aos poucos possa tenha uma reserva financeira segura, para que em situações emergenciais não se desespere.

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem mulher utilizando seu cartão Neon.

5 cartões de crédito de aprovação rápida

Imagem cartão C6 Bank.

C6 Bank oferece mais serviços gratuitos que Nubank