Muitas pessoas precisam morar sozinhas em algum momento de suas vidas, seja pra estudar ou trabalhar, essa necessidade é comum. Assim, junto com a liberdade vem as responsabilidades e necessidades, como se tornar um cozinheiro.
Isso porque, as atividades devem ser por uma pessoa só. Assim, cozinhar é uma das tarefas necessárias para quem precisa se virar. Não são todas as pessoas que possuem dons na cozinha, mas seguindo algumas dicas é fácil aprender.
Para você que por algum motivo tem se encontrado na necessidade de começar a cozinhar, morando sozinho ou não, trouxemos algumas dicas. Confira!

Saltear os alimentos – cozinheiro iniciante
Na hora de saltear os alimentos, como cebola e legumes, é importante saber sobre a temperatura da frigideira. Assim, primeiramente aqueça a frigideira e depois acrescente o óleo que utiliza para preparar os alimentos.
Para saber se a temperatura da frigideira está adequada, espirre umas gotas de água, que devem evaporar imediatamente. Quando a temperatura estiver adequada, acrescente o óleo. Depois, acrescente os alimentos e mexa até que fiquem no ponto que deseja.
Alimentos fritos em imersão
O preparo de alguns alimentos como batata frita e frango, é preciso utilizar uma maior quantidade de óleo, mantendo os alimentos em imersão. Assim, primeiramente é preciso escolher uma panela de com maior profundidade.
Acrescente óleo suficiente para cobrir os alimentos, mas não ultrapasse a metade da panela. Antes de colocar os alimentos, é preciso esperar que o óleo aqueça. Depois, basta acrescentar os alimentos e controlar os lados para que não queime.
Cozinheiro iniciante – arroz soltinho
O arroz perfeito é a meta de todo cozinheiro, sendo ele inciante ou não. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, acertar no arroz é muito simples e prático.
Refogue a cebola, se gostar, depois acrescer o alho para dourar. Com o arroz lavado, acrescente na panela juntamente com o sal e frite por um tempo. Para uma medida de arroz, utilize 2 medidas e meia de água quente.
Basta aguardar secar a água, e não é preciso mexer novamente. Quando a água ferver, abaixe o fogo e tampe metade da panela. Ao perceber que a água secou, experimente, se preciso acrescente mais água quente aos poucos.
Macarrão não deve grudar no fundo
O preparo do macarrão é ainda mais simples do que se imagina. Mas, algumas pessoas percebem algumas dificuldades ao fazer preparo, tendo um parte do macarrão grudada no fundo, por exemplo.
Para que o macarrão não grude no fundo, é preciso primeiramente escolher uma panela grande. Ao preparar o macarrão é importante mexer as vezes, para que evite que grude e o mantenha solto.
Empanando os alimentos
O cozinheiro iniciante precisa saber como empanar alimentos como frangos e bifes. Isso porque a praticidade desses pratos podem trazer interesse para quem não tem muito tempo, por exemplo.
Para empanar os alimentos: passe o filé de frango ou carne na farinha de trigo, depois no ovo batido temperado a gosto e depois na farinha de rosca. Isso faz com que o seu alimento fique com um sabor delicioso.