in

Aids – O que é, Sintomas, Tratamento e mais…

Aids – O que é?

Aids é uma doença caracterizada como uma doença crônica e essa pode ser fatal. Assim, quando uma pessoa é infectava pelo HIV, ela tem seu sistema imunológico comprometido aos poucos pelo vírus. Isso pode intervir na funcionalidade do organismo para lutar contra corpos invasores que venham causar alguma doença.

Publicidade

A sigla HIV, é em inglês “human immunodeficiency virus”, que significa vírus da imunodeficiência humana. Essa doença se transmite sexualmente, mas pode também ser contraída pelo contato com sangue infectado.

Outra forma em que esse vírus é transmitido é através da gravidez. Assim, quando uma mulher grávida é portadora do vírus, essa passa a doença para o bebê.

Sintomas – Quanto tempo demoram para se manifestar?

Uma pessoa pode ter tido contato com o vírus e ter sido infectado por ele e ainda assim não apresentar não apresentar danificações em seu sistema imune.

Existe um período denominado de janela imunológica, que é determinado entre o contágio da infecção e a produção de anticorpos pelo corpo.

Publicidade

Durante essa fase, não é possível diagnosticar como positivo, pois os anticorpos ainda não estão presentes. Podendo variar de 30 a 60 dias. Portanto, mesmo que essa pessoa não seja diagnosticada, quando infectada já é uma pessoa transmissora do vírus.

Quais são os sintomas?

Os primeiros sintomas são:

-Febre;

-Fraqueza;

-Emagrecimento;

Publicidade

-Diarreia;

-Candidíase oral;

-Sensação constante de cansaço;

-Dores de cabeça.

Transmissões

– Relações sexuais (vaginais, orais ou anais), sem uso de preservativo;

– Compartilhamento de seringas;

– Compartilhamento de agulhas;

– Transfusão de sangue;

– Na gravidez (mãe infectada passa para o bebê).

Ajuda Médica

Um paciente que esteja com um possível diagnostico de aids, deve procurar por ajuda médica para que o profissional inicie um tratamento adequado. Assim, quando os sintomas dessa infecção forem manifestados é preciso que busque por ajuda médica. Dessa maneira, dê preferência a médicos clínicos gerais e infectologista.

Tratamento

É preciso que procure a orientação de um profissional de medicina. O tratamento para aids atualmente tem como objetivo diminuir a transmissão e aprimorar a fase clínica dos pacientes portadores de HIV.

Existem vários tipos de medicamentos disponíveis para o tratamento. Para melhores informações sobre as medicações, aconselhamos a procura por um profissional de medicina.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem Copos com água e limão

Água e Limão – Quais o Benefícios para Saúde?

Imagem com vários alimentos

Alimentos Funcionais