in

Dor de Cabeça – São Iguais?

As dores de cabeça não são iguais!

Existem diversos tipos de dor de cabeça, e podem ser causados por diversos fatores. Isso pode depender das condições físicas, emocionais de cada pessoa e de fatores externos. Assim, alguns fatores como exposição ao barulho, luz, estresse, entre outros. Uma das mais conhecidas, é a enxaqueca, e é nela que daremos o foco aqui.

Publicidade

A Enxaqueca

A enxaqueca nada mais é do que uma desorganização cerebral, ou seja, os neurônios ou células cerebrais respondem de maneira não normal a alguns estímulos recebidos.

Pessoas que sofrem desse mal, podem ter a dor desencadeada por alguns alimentos, como os embutidos, alguns queijos ou também por condições como exposição ao estresse, TPM entre outros fatores. Assim, causando confusão em neurotransmissores como dopamina, glutamato, serotonina e noradrenalina.

O uso de analgésicos constante para o controle da dor pode interferir na produção natural de endorfina, o que seria o analgésico natural do organismo. Assim, resultando em muita dor.

Enxaqueca – Quanto Tempo Pode Durar?

A maneira que a dor aparece e por quanto tempo ela permanece depende de cada pessoa e da rotina de cada uma. A dor pode ser causada por estresse e ambiente em que se fica a maior parte do dia é um ambiente estressante. Assim, dificilmente a pessoa terá sossego e a dor sempre irá incomodar.

Publicidade

E assim é em todos os casos. Quando maior a exposição ao fator agravante, mais difícil o controle da dor.
Geralmente, a enxaqueca começa bem devagar e pouco intensa e pode ter duração entre 4 e 72 horas. A maneira como a dor se manifesta depende de cada pessoa.

Na maioria dos casos, a dor pode atingir um lado apenas da cabeça, e a intensidade da dor pode variar entre moderada e forte, do tipo constante ou pulsante.

Enxaqueca – Existe Tratamento?

É de extrema importância que a medicação não seja feita sem a orientação e acompanhamento de um médico especializado. Assim, o tratamento baseado em medicamentos específicos, que podem ser ministrados para prevenção ou para controle em momentos de dor. Mas, não são a cura, podendo, porém, diminuir consideravelmente a frequência das crises.

Prevenção

Esse tipo de dor de cabeça, exige do paciente que ele perceba os fatores que agravam suas crises. Assim, a partir deles, desenvolver um autocontrole, agindo contra fatores agravantes.

Estabeleça costumes em sua rotina que sejam a seu favor, como hábitos alimentes, que devem ser saudáveis e longe de exageros, a prática de exercícios físicos tem papel importante também, trazendo benefícios além dos físicos e se manter longe de ambientes que venham a gerar estresse.

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem cachorro filhote lambendo gato

Doenças Transmitidas por Animais de Estimação

Imagem homem com dor no estomago

Dor de Estômago – O que é, Causas e Cuidados