Gota – O que é, Sintomas e Tratamentos
O que é?
A gota, é uma doença inflamatória, que pode agredir as articulações. Assim, é quando as taxas de ácido úrico no sangue estão em altos níveis(hiperuricemia), que a doença se manifesta. É também conhecida como doenças dos reis.
Quanto a apresentação clínica, pode variar, pois as manifestações possuem combinações que dependem diretamente de cada paciente. Assim, um paciente pode apresentar apenas crises de artrite ou apenas depósitos de cristais e/ou alteração na função renal.

Ácido Úrico- O que é?
A maioria dos casos de gota são em homens, pois na mulher, o hormônio estrógeno tem efeito uricosúrico, que aumenta a perda do ácido pelos rins.
Gotas – Dois Tipos
Pode ser divida em dois grupos: primária e secundária.
Gota Primária
Esse tipo é causado por um erro do metabolismo das purinas, específico defeito enzimático. É caracterizado pela superprodução de ácido úrico ou por deficiência ao excretar pelos rins.
Gota Secundária
Esse tipo de gota, surge durante a progressão de outras doenças, como leucemia, linfoma, psoríase, insuficiência renal, entre outros…
Pode surgir a partir do uso de alguns medicamentos, estes diuréticos, quimioterápicos, entre outros. Assim, outro fator de risco é a exposição do indivíduo a dieta ricas em purinas.
Gota – Quais as Causas?
Aproximadamente 40% dos pacientes diagnosticados com gota, apresentam histórico familiar da doença. Ou seja, a genética é um fator influente.
Entre os fatores de risco, são relevantes os hábitos:
– Dieta
– Consumo de bebidas alcoólicas
– Uso de determinados medicamentos
– Desenvolvimento de outras doenças
– Sexo: gota é mais frequente em homens
– Alto nível de gordura corporal
– Diabetes
– Mulheres após a menopausa
Quais os sintomas?
Afinal, como todas as doenças, essa também pode ter os sintomas variados e podem surgir de repente, geralmente a noite.
Entre os mais frequentes sintomas, estão:
– Dor nas articulações: tornozelos, joelhos, mãos e punhos. Essa dor pode ser mais intensa nas primeiras 12 ou até 24 horas.
– Inflamações e também vermelhidão na região das articulações e presença de suor
Contudo, é de extrema importância, que ao perceber alguns sintomas, se procure por ajuda médica. O médico quem irá orientar sobre as melhor maneira de tratamento.