in

Gota – O que é, Sintomas e Tratamentos

O que é?

É uma doença inflamatória, que pode agredir as articulações. Assim, é quando as taxas de ácido úrico no sangue estão em altos níveis(hiperuricemia), que a doença se manifesta. É também conhecida como doenças dos reis.

Publicidade

Quanto a apresentação clínica, pode variar, pois as manifestações possuem combinações que dependem diretamente de cada paciente. Assim, um paciente pode apresentar apenas crises de artrite ou apenas depósitos de cristais e/ou alteração na função renal.

Ácido Úrico- O que é?

Substância que pode estar presente em nosso organismo, que tem origem da degradação da purina, um tipo de aminoácido, e é encontrado em diversos alimentos. Portanto, depois da degradação, o ácido urino é formado. Parte do que é produzido permanece em nosso organismo, e a outra é excretado pelos rins.

A maioria dos casos de gota são em homens, pois na mulher, o hormônio estrógeno tem efeito uricosúrico, que aumenta a perda do ácido pelos rins.

Gotas – Dois Tipos

Pode ser divida em dois grupos: primária e secundária.

Publicidade

Gota Primária

Esse tipo é causado por um erro do metabolismo das purinas, específico defeito enzimático. É caracterizado pela superprodução de ácido úrico ou por deficiência ao excretar pelos rins.

Gota Secundária

Esse tipo de gota, surge durante a progressão de outras doenças, como leucemia, linfoma, psoríase, insuficiência renal, entre outros…

Pode surgir a partir do uso de alguns medicamentos, estes diuréticos, quimioterápicos, entre outros. Assim, outro fator de risco é a exposição do indivíduo a dieta ricas em purinas.

Publicidade

Gota – Quais as Causas?

Quando o ácido úrico se acumula em quantidades acima do normal, e se aloja ao redor das articulações, são formados cristais de ácido úrico. Assim, causando inchaço e inflamação.

Aproximadamente 40% dos pacientes diagnosticados com gota, apresentam histórico familiar da doença. Ou seja, a genética é um fator influente.

Entre os fatores de risco, são relevantes os hábitos:

– Dieta

– Consumo de bebidas alcoólicas

– Uso de determinados medicamentos

– Desenvolvimento de outras doenças

– Sexo: gota é mais frequente em homens

– Alto nível de gordura corporal

– Diabetes

– Mulheres após a menopausa

Quais os sintomas?

Afinal, como todas as doenças, essa também pode ter os sintomas variados e podem surgir de repente, geralmente a noite.

Entre os mais frequentes sintomas, estão:

– Dor nas articulações: tornozelos, joelhos, mãos e punhos. Essa dor pode ser mais intensa nas primeiras 12 ou até 24 horas.

– Inflamações e também vermelhidão na região das articulações e presença de suor

É de extrema importância, que ao perceber alguns sintomas, se procure por ajuda médica. O médico quem irá orientar sobre as melhor maneira de tratamento.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem alimentos ricos em ferro

Ferro – Qual a importância, Principais Fontes e Mais

Imagem pessoa tomando vacina

Gripe x Resfriado – Cuide-se!