Sempre se ouve falar sobre a importância de estabelecer fatores preventivos, assim como exames de rotina. É aconselhado que homens e mulheres com mais de 35 anos de idade, realizem exames para se certificarem do estado de saúde.
Assim, se sabe o que está acontecendo com o organismo da pessoas atualmente. Para isso, um caminho seguro é a realização dos exames de rotina, conhecidos como check-up.
O denominado check-up é uma bateria de exames, que são ministrados por médicos especializados, com uso de equipamentos sofisticados. Assim, o diagnóstico é detalhado e mostra o funcionamento das devidas funções do organismo.
No Brasil, não é costume dos brasileiros a realização de exames de rotina. Mas, em empresas que visam a saúde de seus funcionários como uma prioridade, têm a realização dos exames como um requisito para o trabalho.
Fora casos particulares, a maioria das pessoas só procuram por ajuda médica depois que os sintomas já estão fortes, com dores e casos onde o estágio de algum doença já é grave.
Check-Up – Exames
O check-up é composto por exames gerais e complementares, que são:
– Hemograma;
– Creatinina;
– Glicemia;
– Colesterol;
– Triglicérides;
– Ácido úrico;
– Eletrocardiograma;
Entre outros.
Após a realização dos exames, a partir do resultados, o médico tem maiores informações para que o diagnóstico e determinação da melhor procedência seja feita de maneira adequada, caso necessário.
Através da realização dos exames e seus respectivos resultados, é possível descobrir também estágio inicial de de doenças graves, que podem ser tratadas e curadas. Assim, umas das doenças que podem ser diagnosticadas precocemente é o câncer de pulmão, que em estágios iniciais permite um tratamento e cura.
Dessa maneira, essa bateria de exames é uma maneira que a medicina tem para prevenção de doenças. Isso corresponde a dados da história clínica do paciente, sendo exames feitos em laboratórios.
Associados assim a uma análise pessoal com objetivo de detectar, se caso existir a presença de doenças e quais os estágios que se encontram. Afinal, muitas doenças quando descobertas em estágios iniciais, possuem maior chance de tratamento e reversão do estado do paciente.