in

Amigdalite: O que é, Sintomas e Mais

Amigdalite – O que é?

A denominada amigdalite é uma inflamação que causa inchaço nas amígdalas. Assim, essas são um tipo de gânglios linfáticos e ficam na garganta, na sua parte lateral. Pois, as amígdalas tem papel de manter as bactérias e germes longe de onde possa causar infecções.

Publicidade

É mais comum que os sintomas da amigdalite sejam ocasionados no inverno, pois nessa época o ar é seco e a aglomeração de pessoas é maior em lugares fechados, o que facilita a entrada de vírus e bactérias.

Amigdalite – Quais os Tipos?

Existem dois tipos dessa inflamação. A causada por bactérias e por vírus. Existem também outros tipos que serão apresentados a seguir.

Amigdalite Bacteriana

Esse tipo, como tipo anteriormente, e como o próprio nome sugere, é causa por bactérias. Sua manifestação, é causada pela bactéria conhecida por estreptococo do grupo A. Portanto, quando a infecção é causada por bactérias, o cuidado é maior, com tratamento a base de antibióticos.

Publicidade

Amigdalite Viral

Esse tipo de amigdalite é o mais comum entre os casos, e é causada por infecção de vírus nas amígdalas. Dessa maneira, quando essa manifestação de inflamação ocorre, é possível que o tratamento seja feito em casa, a base de cuidados simples.

Amigdalite Crônica

Isso significa a infecção recorrente, gerando uma dor crônica, hálito ruim e nódulos cervicais que se tornam persistentes.

Amigdalite Aguda

Publicidade

A amigdalite aguda pode durar até duas semanas ou até mais. Esse tipo de infecção causa dificulta a passagem de ar nas vias aéreas, devido ao inchaço das amígdalas. Assim, pode ocasionar ronco, apneia do sono e maior dificuldade de respiração.

Amígdalas – Por que são infectadas?

As amígdalas são a barreira de defesa do nosso sistema imunológico que primeiro se apresenta ao organismo.

Porém, a capacidade de defesa das amígdalas diminui após a puberdade.

Fatores de Risco

Existem alguns fatores que podem ser considerados de risco para a inflamação nas amígdalas:

– Idade: a frequência de casos de amigdalite é maior na infância e adolescência. É comum que com o passar do tempo, não seja mais tão frequente a inflamação.

– Exposição: ficar exposto a ambiente com possíveis manifestações de vírus e bactérias, como lugares públicos, creches e escolas.

Amigdalite – Quais os Sintomas?

Dentre os sintomas, estão:

– Inchaço das amígdalas e vermelhidão

– Dor de garganta

– Febre

– Mau hálito

– Placas amareladas ou brancas nas amígdalas

Tratamento

É recomendado que ao perceber os sintomas, seja procurado um médico. Assim, com diagnostico, o médico irá orientar sobre a melhor maneira de tratar e quais medicamentos devem ser usados e de que maneira.

Portanto, não é aconselhado o uso de medicamentos sem a orientação de um profissional de medicina, para preservação da saúde do próprio paciente.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cartão Itaucard master internacional

Itaucard – Saiba Mais!

Imagem pessoa tocando na própria barriga

Apendicite – Veja Os Sintomas