Amigdalite: O que é, Sintomas e Mais
Amigdalite – O que é?
A denominada amigdalite é uma inflamação que causa inchaço nas amígdalas. Assim, essas são um tipo de gânglios linfáticos e ficam na garganta, na sua parte lateral. Pois, as amígdalas tem papel de manter as bactérias e germes longe de onde possa causar infecções.
Amidalite ou amigdalite é uma doença infecciosa que atinge as amídalas (ou amígdalas) – dois órgãos que ficam no fundo da garganta e fazem parte do sistema de defesa do organismo, funcionando como a primeira barreira contra micro-organismos que nos invadem pela boca.

Amigdalite – Quais os Tipos?
Existem dois tipos dessa inflamação. A causada por bactérias e por vírus. Existem também outros tipos que serão apresentados a seguir.
Amigdalite Bacteriana
Esse tipo, como tipo anteriormente, e como o próprio nome sugere, é causa por bactérias.
Amigdalite Viral
Esse tipo de amigdalite é o mais comum entre os casos, e é causada por infecção de vírus nas amígdalas. Dessa maneira, quando essa manifestação de inflamação ocorre, é possível que o tratamento seja feito em casa, a base de cuidados simples.
Amigdalite Crônica
Isso significa a infecção recorrente, gerando uma dor crônica, hálito ruim e nódulos cervicais que se tornam persistentes.
Amigdalite Aguda
A amigdalite aguda pode durar até duas semanas ou até mais. Esse tipo de infecção causa dificulta a passagem de ar nas vias aéreas, devido ao inchaço das amígdalas. Assim, pode ocasionar ronco, apneia do sono e maior dificuldade de respiração.
Amígdalas – Por que são infectadas?
As amígdalas são a barreira de defesa do nosso sistema imunológico que primeiro se apresenta ao organismo.
Porém, a capacidade de defesa das amígdalas diminui após a puberdade.
Fatores de Risco
Existem alguns fatores que podem ser considerados de risco para a inflamação nas amígdalas:
– Idade: a frequência de casos de amigdalite é maior na infância e adolescência. É comum que com o passar do tempo, não seja mais tão frequente a inflamação.
– Exposição: ficar exposto a ambiente com possíveis manifestações de vírus e bactérias, como lugares públicos, creches e escolas.
Amigdalite – Quais os Sintomas?
Dentre os sintomas, estão:
– Febre;
– Dor de garganta;
– Falta de apetite;
– Mau hálito;
– Dificuldade para engolir;
– Algumas pessoas podem sentir dor de ouvido;
– Às vezes, inchaço dos gânglios do pescoço e da mandíbula.
Tratamento – amígdalas
Já nas amidalites bacterianas, que provocam grande inflamação nas amídalas associada ao aparecimento de placas de pus na região, é necessário o uso de antibióticos específicos. Nesses casos, é importante maior rigor no tratamento, pois suspender a medicação assim que desaparecem os sintomas, sem completar o período prescrito pelo médico, pode provocar complicações graves.
Mesmo com a retirada das amídalas é possível ter dor de garganta porque a cirurgia não vai impedir que ocorram laringites ou faringites – essas são inclusive causa mais frequente de dor de garganta