Segundo pagamento do auxílio emergencial é cancelado pelo Governo Federal
O pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial seria antecipado para essa quinta-feira (23), porém não será mais realizado. A data ainda não está estabelecida, já que para o andamento dos pagamentos, é preciso que todas as solicitações em avaliações sejam analisadas. Então, quando as solicitações pendentes tiverem passado pela análise, o pagamento do auxílio será retomado.
De acordo com o Ministério da Cidadania, foi determinado que esse processo será finalizado o quanto antes. Para justificar o atraso nas avaliações, foi dito que o sistema está sobrecarregado, já que muitas solicitações foram feitas por pessoas que não se enquadram nos critérios.
Aqueles que não receberam a primeira parte do auxílio, quando aprovados, irão receber o equivalente a primeira e segunda parcela do pagamento. Então, caso sua solicitação ainda esteja em análise, é importante aguardar e manter o acompanhamento através dos meios oficiais (auxilio.caixa.gov.br) e aplicativo CAIXA I Auxílio Emergencial.
Por fatores legais e orçamentais, pelo alto número de requerentes que ainda estão em análise, estamos impedidos legalmente de fazer antecipação da segunda parcela do auxílio-emergencial.

Solicitações ainda em análise para pagamento do auxílio emergencial
Existem um sequência para que essa avaliação seja realizada, isso é um dos motivos pelo atraso. Mas, o que principalmente tem causado essa pendência, é o fato de pessoas que não se enquadram nos critérios, mas realizam a solicitação mesmo assim. Isso é a principal causa do sistema sobrecarregado e atraso nas avaliações.
Pagamento de auxílio emergencial já atinge o valor de 31 milhões de reais
A caixa declarou que o pagamento referente ao auxílio emergencial já totalizou 31,3 milhões de reais. Isso porque, apenas a primeira parcela foi paga e nem todas as solicitações foram analisadas. Isso significa, que ainda muitos receberão o pagamento referente à primeira parcela.
Muitas pessoas reclamam pela situação em análise que permanece até o momento. O acompanhamento é feito através do site ou aplicativo oficiais, onde se acompanha a solicitação.
Quais os critérios necessários para ter direito a esse auxílio?
Antes de qualquer critério, é importar enfatizar que apenas maiores de 18 anos terão direito ao auxílio emergencial. Então, é preciso corresponder aos seguintes requisitos:
- Estar atualmente desempregado.
- Exer atividade como Microempreendedor Individual (MEI).
- Ser contribuinte individual da previdência.
- Trabalhador informal, sendo de qualquer natureza (sem carteira assinada).
- Tenha renda familiar total equivalente a até três salários mínimos (3.135,00 reais) ou renda individual equivalente a pouco mais de meio salário mínimo (522,59 reais).
- No ano de 2018, declaração de IR (Imposto de Renda) com valor superior a R$28.559,70.
Como se prevenir e evitar a transmissão do novo coronavírus
Os sintomas variam de acordo com cada pessoa e seu atual estado de saúde. Mesmo que alguns sintomas possam se assemelhar a uma gripe comum, não se trata de uma gripe. Portanto, é necessário manter-se atento aos sintomas.
- Tosse (seca ou com secreção)
- Coriza
- Febre (acima de 37 graus Celsius)
- Dificuldade respiratória, insuficiência respiratória ou falta de ar
- Insuficiência renal
- Utilizar lenços descartáveis para uso de higiene pessoal (para tossir, espirrar ou limpar secreções).
- Evitar tocar o rosto com as mãos;
- Não compartilhar nem emprestar para uso objetos pessoais como copos, garrafinhas, talheres e toalhas de outras pessoas.
- Manter os ambientes casa ou trabalho sempre arejados com ventilação, se possível natural.
- Evitar contato físico ou próximo com outras pessoas. Afinal, a transmissão acontece com contato direto com pessoas ou superfícies contaminas.
- Lavar as mãos com água e sabão e higienizar com álcool em gel 70% de maneira frequente.