in

Afta: Língua e Boca – O que é, Sintomas e Causas

Afta- O que é?

As aftas surgem como uma lesão de formato oval ou arredondada, coberta por uma membrana branca ou amarelada, com uma mancha vermelha ao redor.

Publicidade

Na maioria das vezes, elas surgem na língua ou na parte interna das bochechas, mas ainda assim é possível que as aftas se manifestem em quaisquer outros pontos da cavidade bucal.

É também conhecida como estomatite aftosa, que acontece pela perda do tecido normal da mucosa oral. Pode provocar dor e desconforto ao falar ou comer.

É mais comum em mulheres por conta de fatores hormonais, mas outros também podem influenciar no surgimento de aftas, que podem ser alergias, genética e até mesmo estresse.

As lesões tendem a desaparecer sozinhas e isso pode variar de 5 a 15 dias, sem deixar marcas ou cicatrizes.

Publicidade

Quais os Tipos?

São classificadas em 3 tipos.

– Estomatite aftosa menor: esta é o tipo mais comum entre as 3. As lesões são geralmente pequenas e cicatrizam em cerca de mais ou menos 7 dias sem deixar marca ou cicatriz.

– Estomatite aftosa maior: esse tipo, afeta certa de 20% dos pacientes diagnosticados com aftas. Esse tipo de lesão dura cerca de 15 dias e são maiores. Essas causam muita dor e podem deixar cicatrizes ao se curar.

– Estomatite aftosa herpetiforme: essa forma de afta é incomum, dificilmente ocorre e abrange apenas cerca de 5% das pessoas com aftas. Tempo estimado de cura é um pouco mais de 1 semana.

Aftas – Quais as Causas?

As lesões ocorridas na região bucal, são úlceras que costumam aparecer em pessoas com baixa imunidade, e ela pode ser por alguma doença ou por uso de medicamentos.

Publicidade

– HIV: o vírus do HIV age diretamente no sistema imunológico.

– Câncer: a imunidade de um paciente diagnosticado com câncer é baixa, e isso pode ser causado também pelo tratamento realizado com radioterapia e quimioterapia.

Quais os Fatores de Risco?

Qualquer pessoa em qualquer idade pode desenvolver as lesões conhecidas como aftas. Alguns fatores podem ser contribuintes, como:

– Idade: Crianças apresentam maior ocorrência de afta que adultos.

– Baixa imunidade: como dito anteriormente, algumas doenças ou o tratamento delas podem baixar a imunidade do paciente.

– Histórico familiar: fatores de hereditariedade podem também contribuir para o surgimento de aftas.

Tratamento

Na maioria dos casos, não precisa de tratamento. O organismo mesmo cicatriza a lesão em alguns dias. Mas, é preciso buscar ajuda médica, caso isso não aconteça, para que seja prescrito algum medicamento, como pomada adequada para o tipo de lesão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem Copos com água e limão

Água e Limão – Quais o Benefícios para Saúde?