Saúde

Afta: Língua e Boca – O que é, Sintomas e Causas

A afta surge como uma lesão de formato oval ou arredondada, coberta por uma membrana branca ou amarelada, com uma mancha vermelha ao redor.

Publicidade
Afta: Língua e Boca – O que é, Sintomas e Causas
Afta: Língua e Boca – O que é, Sintomas e Causas

Afta- O que é?

Na maioria das vezes, elas surgem na língua ou na parte interna das bochechas, mas ainda assim é possível que as aftas se manifestem em quaisquer outros pontos da cavidade bucal.

É também conhecida como estomatite aftosa, que acontece pela perda do tecido normal da mucosa oral. Pode provocar dor e desconforto ao falar ou comer.

É mais comum em mulheres por conta de fatores hormonais, mas outros também podem influenciar no surgimento de aftas, que podem ser alergias, genética e até mesmo estresse.

As lesões tendem a desaparecer sozinhas e isso pode variar de 5 a 15 dias, sem deixar marcas ou cicatrizes.

Quais os Tipos?

São classificadas em 3 tipos.

Publicidade

– Estomatite aftosa menor: esta é o tipo mais comum entre as 3. As lesões são geralmente pequenas e cicatrizam em cerca de mais ou menos 7 dias sem deixar marca ou cicatriz.

– Estomatite aftosa maior: esse tipo, afeta certa de 20% dos pacientes diagnosticados com aftas. Esse tipo de lesão dura cerca de 15 dias e são maiores. Essas causam muita dor e podem deixar cicatrizes ao se curar.

– Estomatite aftosa herpetiforme: essa forma de afta é incomum, dificilmente ocorre e abrange apenas cerca de 5% das pessoas com aftas. Tempo estimado de cura é um pouco mais de 1 semana.

Aftas – Quais as Causas?

As lesões ocorridas na região bucal, são úlceras que costumam aparecer em pessoas com baixa imunidade, e ela pode ser por alguma doença ou por uso de medicamentos.

– HIV: o vírus do HIV age diretamente no sistema imunológico.

– Câncer: a imunidade de um paciente diagnosticado com câncer é baixa, e isso pode ser causado também pelo tratamento realizado com radioterapia e quimioterapia.

Quais os Fatores de Risco? afta

Qualquer pessoa em qualquer idade pode desenvolver as lesões conhecidas como aftas. Alguns fatores podem ser contribuintes, como:

– Idade: Crianças apresentam maior ocorrência de afta que adultos.

– Baixa imunidade: como dito anteriormente, algumas doenças ou o tratamento delas podem baixar a imunidade do paciente.

– Histórico familiar: fatores de hereditariedade podem também contribuir para o surgimento de aftas.

Tratamento

Contudo, na maioria dos casos, não precisa de tratamento. O organismo mesmo cicatriza a lesão em alguns dias. Mas, é preciso buscar ajuda médica, caso isso não aconteça, para que seja prescrito algum medicamento, como pomada adequada para o tipo de lesão.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Carregando, Aguarde…

0

Adblock detectado

Por favor, desative o seu Adblock para ajudar a continuarmos trazendo o melhor para você!