Saúde

Hipertensão – O que é, Complicações e Tratamento

Para o funcionamento do nosso organismo, contamos com um sistema que atua como “mangueiras” e são denominadas artérias e veias. É através dos nossos vasos sanguíneos que o sangue é bombeado. Assim, o responsável por realizar o bombeamento é o coração.

Publicidade

Quando o coração bombeia sangue para as veias e artérias , a pressão sistólica é determinada. Isso porque, o valor obtido é o que determina o estado da pressão. Quando  acima de 140 mmHg, há hipertensão sistólica.

Hipertensão - O que é, Complicações e Tratamento
Hipertensão – O que é, Complicações e Tratamento

Hipertensão – Quais as complicações?

O coração e os vasos sanguíneos, formam o sistema circulatório. Assim, depois de anos sofrendo por forte pressão sanguínea, acaba sofrendo lesões. Isso porque, fatores como tabagismo, diabetes e hipercolesterolemia são atuantes na contribuição dessa lesão gerando complicações como:

– Aterosclerose: Lesão na parte interna dos vasos, ocasionando espécie de ferimento no lugar. Os fragmentos ou até mesmo o próprio ferimento pode obstruir (entupir) o vaso, impedindo ou dificultando a passagem de sangue. São “fenômenos tromboembólicos”.

– Infarto agudo no miocárdio: Quando rompe as coronárias, vasos sanguíneos que levam sangue e oxigênio para o coração. Isso pode prejudicar a alimentação do coração, e danificar partes do coração que não receberam oxigênio.

Fatores de Risco

Diversos fatores vindos da rotina ou por causas genéticas, podem contribuir para lesões nos vasos sanguíneos ou por pressão descontrolada. É preciso que um monitoramento seja realizado para ter os valores e se estão dentro das médias estabelecidas como normais. Caso não esteja, através de orientação médica adotar medidas adequadas para controle e prevenção de possíveis complicações.

Publicidade

Tratamentos

A automedicação é um erro comum entre as pessoas, mas que é mais perigoso do que pensam.

Contudo, hábitos de alimentação são influenciadores diretos na nossa saúde e na prevenção de doenças. Diminuir o consumo de sal e gorduras é uma contribuição forte para melhor funcionamento do nosso organismo.

Se for o caso de obesidade ou sobrepeso, perder peso através de métodos saudáveis, que se resume em uma alimentação equilibrada e a realização de exercícios.

Nunca faça uso de medicamentos sem a orientação de um profissional de medicina, a automedicação pode piorar a gravidade da situação.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Carregando, Aguarde…

0

Adblock detectado

Por favor, desative o seu Adblock para ajudar a continuarmos trazendo o melhor para você!