Ferro – Qual a importância, Principais Fontes e Mais
O nosso corpo depende dos nutrientes que ingerimos, e são muitos. Dentre esses nutrientes, observamos os sais minerais, ferro, que são de extrema importância em nossas vidas.
O ferro é um dos nutrientes essenciais para o bom funcionamento de nosso organismo e age diretamente na fabricação de células vermelhas do sangue. Atua também no transporte de oxigênio para as células do corpo.
A deficiência é muito mais comum do que se imagina, diz especialistas. As mulheres em fases reprodutivas, pessoas anêmicas e crianças, são os grupos com maior vulnerabilidade para a deficiência de ferro. Mas, a má alimentação pode causar a deficiência em ferro em adultos, também.

O hábito alimentar tem ligação direta com muitas doenças.
Hábitos alimentes que que são restritos ou com baixas quantidades de carne vermelha ou também com excesso de cereais refinados e escassos de leguminosas como o feijão, no geral, oferecem pequenas ou quase nenhuma quantidade de ferro.
Quais as Principais Fontes?
Primeiramente, o ferro pode estar presente em alimentos de origem vegetal e animal. Quando tem origem animal, é melhor absorvido por nosso organismo. As melhores fontes são as carnes vermelhas.
Há pessoas que pensam que alimentos como ovos e leite são fontes, mas isso não é verdade.
Entre os alimentos que são fontes de origem vegetal, os que possuem as folhas escuras, com exceção do espinafre, sendo assim, são exemplos desses alimentos o agrião, couve, cheiro verde e taioba. Assim, entre as de origem leguminosas estão o feijão, fava, grão de bico, ervilha e lentilha.
Ferro – E o excesso?
Contudo, é mais comum que isso aconteça, com o alto consumo de sua forma medicamentosa. Com o consumo de alimentos é muito difícil que isso aconteça.