in

Ferro – Qual a importância, Principais Fontes e Mais

O nosso corpo depende dos nutrientes que ingerimos, e são muitos. Dentre esses nutrientes, observamos os sais minerais, que são de extrema importância em nossas vidas.

Publicidade

O ferro é um dos nutrientes essenciais para o bom funcionamento de nosso organismo e age diretamente na fabricação de células vermelhas do sangue. Atua também no transporte de oxigênio para as células do corpo.

A deficiência de ferro é muito mais comum do que se imagina, diz especialistas. As mulheres em fases reprodutivas, pessoas anêmicas e crianças, são os grupos com maior vulnerabilidade para a deficiência de ferro. Mas, a má alimentação pode causar a deficiência em ferro em adultos, também.

O hábito alimentar tem ligação direta com muitas doenças. A falta de nutrientes necessários para o organismo, faz com que o bom funcionamento seja prejudicado.

Hábitos alimentes que que são restritos ou com baixas quantidades de carne vermelha ou também com excesso de cereais refinados e escassos de leguminosas como o feijão, no geral, oferecem pequenas ou quase nenhuma quantidade de ferro.

Publicidade

Ferro – Quais as Principais Fontes?

O ferro pode estar presente em alimentos de origem vegetal e animal. Quando tem origem animal, é melhor absorvido por nosso organismo. As melhores fontes de ferro são as carnes vermelhas.

Há pessoas que pensam que alimentos como ovos e leite são fontes de ferro, mas isso não é verdade. Porém, já existem opções no mercado de leites que foram posteriormente enriquecidos com ferro.

Entre os alimentos que são fontes de ferro de origem vegetal, os que possuem as folhas escuras, com exceção do espinafre. São exemplos desses alimentos o agrião, couve, cheiro verde e taioba. Assim, entre as de origem leguminosas estão o feijão, fava, grão de bico, ervilha e lentilha.

A fruta açaí é considerada rica em ferro. Atualmente existem no mercado alimentos que foram enriquecidos com ferro, como alguns tipo de farinha de trigo e milho, alguns cereais e outros.

Ferro – E o excesso?

Anteriormente falamos sobre a importância do ferro para o organismo, mas como tudo, deve ser em quantidades adequadas. Quando a ingestão de ferro é exagerada pode se tornar tóxica ao organismo.

Publicidade

É mais comum que isso aconteça, com o alto consumo de sua forma medicamentosa. Com o consumo de alimentos é muito difícil que isso aconteça.

Recomendação Diária – Recomendação Dietética Internacional

Para homens adultos, é necessário o consumo de 10mg/diariamente, já para as mulheres adultas é recomendado o consumo de 15mg/dia, gestantes necessitam de 30mg/diárias. As necessidades das crianças podem variar entre 6 e 12 mg/dia.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem homem com globo ocular amarelo

Febre Amarela – O que é, Sintomas, Prevenção e Tratamento

Imagem homem aparentando ter gota

Gota – O que é, Sintomas e Tratamentos