in

Sono, rotina equilibrada e saúde – Qual a relação?

Muitas pessoas estão em busca de uma rotina mais saudável. Assim, uma alimentação equilibrada e prática de atividades físicas regulares são necessários para uma rotina mais saudável. Porém, muitas pessoas esquecem da importância do repouso, descanso e um sono de qualidade.

Publicidade

Durante o sono nosso organismo recupera as energias gastas, lesões, além de melhorar o funcionamento do organismo. Assim, é importante ter um sono de qualidade para que a funcionalidade dos órgãos sejam preservadas. Além disso, é durante o sono que as lesões musculares são recuperadas e também as memórias são arquivadas.

O que pode atrapalhar um sono de qualidade?

Muitas pessoas sofrem com insônia e dificuldade para dormir e entendem que para isso não basta estar cansado. Assim, a rotina que traga estresse, ansiedade e correria pode dizer muito sobre a qualidade do descanso de alguém. O estresse tem diversos efeitos negativos no organismo, inclusive o desencadeamento e intensificação de episódio de insônia.

Além disso, hábitos alimentares não saudáveis pode trazer problemas de saúde, atingindo até mesmo o sono. É preciso ter uma rotina equilibrada, com alimentação saudável e prática de atividades físicas regulares. Manter o equilíbrio é uma maneira de preservar a saúde e consequentemente ter melhor qualidade de sono.

Cuidados para dormir bem

Muitas pessoas costumam deixar a televisão ligada antes de dormir, mas isso não é tão inofensivo quanto parece. Além disso, mexer no celular ou ouvir música prestes a dormir não é uma boa ideia. Isso porque, o som, luz e imagem, impede que o organismo se “desligue” de maneira adequada para descansar realmente.

Publicidade

Os sentidos ficam aguados e em alerta, o que impede que a pessoa tenha o sono profundo necessário para que as recuperações sejam realizadas. Portanto, mantenha o ambiente escuro e livre de barulho. Se preferir, faça exercícios de meditação e respiração, para que seu corpo adormeça ainda mais relaxado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem ilustrativa signos

Conheça os signos mais confiáveis do zodíaco

Imagem ilustrativa Signos

Conheça os 4 signos mais falsos do zodíaco